Jorge Jesus continua a impressionar o Mundo do futebol e, esta sexta-feira, igualou o recorde mundial de vitórias consecutivas, fixado pelos galeses do New Saints, em 2016. O treinador do Al Hilal ajudou a equipa a chegar ao 27.º triunfo seguido, após bater o Al Riyadh (3-1), na 23.ª jornada da Liga saudita. Estes 27 triunfos distribuem-se entre três competições, sendo que foram alcançados entre campeonato (16), Liga dos Campeões asiática (oito) e Taça da Arábia Saudita (três).

O encontro até nem começou de feição para a equipa de JJ, uma vez que após ver um golo anulado por fora de jogo, aos 11 minutos, viu Mitrovic falhar uma grande penalidade, no último suspiro da primeira parte. Na resposta, o Al Riyadh chegou à vantagem através do autogolo de Al Bulayhi, que poderia deitar por terra o sonho de atingir o recorde.

A partir desse momento o Al Hilal acordou e aplicou uma pressão devastadora ao adversário, que aumentou com as entradas de Rúben Neves e Milinkovic-Savic. O português fez o golo do empate, de penálti, e o brasileiro Michael consumou a reviravolta, aos 75 minutos, num lance em que o guarda-redes adversário não fica bem na fotografia.

Pouco antes do apito final, os sauditas beneficiaram de outra grande penalidade, que Mitrovic concretizou para desfazer qualquer dúvida quanto ao resultado final.

Contas feitas, Jorge Jesus chega à 27.ª vitória consecutiva, iguala o recorde e agora vamos ver o que mais pode fazer esta equipa do Al Hilal, que lidera a classificação com 65 pontos. O Al Nassr, de Luís Castro, Cristiano Ronaldo e Otávio, segue na segunda posição, com 53 pontos.

O Al Hilal tentará deter o recorde mundial a solo, chegando aos 28 triunfos seguidos, precisando para isso de vencer no reduto do Al-Ittihad, a 12 de março, na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões asiática.

Além da equipa de Jesus, também o The New Saints está na corrida ao seu próprio recorde mundial, uma vez que tem presentemente 24 vitórias consecutivas.

Esta epopeia gloriosa começou após o empate com o Damac (1-1), para a sétima ronda do campeonato saudita e teve o primeiro episódio a 25 de setembro de 2023, em jogo dos 16 avos de final em que o Al Hilal venceu no reduto do Al-Jabalain (1-0), graças ao golo de Rúben Neves.