O FC Porto recebe esta noite o Shakthar Donetsk, em partida relativa à sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. As duas equipas irão começar este jogo decisivo em igualdade pontual, se bem que os dragões apresentam vantagem por terem vencido o jogo da primeira volta.

Assim, os comandados de Sérgio Conceição precisam apenas de um empate para garantir a passagem aos oitavos de final da liga milionária, já o Shakthar está obrigado a vencer, se quiser voltar à fase a eliminar da 'Champions'

Momento de forma

É um FC Porto um tanto ou quanto imprevisível aquele que chega ao jogo desta quarta-feira. Os dragões somam sete vitórias e três derrotas nos últimos dez encontros, duas das quais contra o mesmo adversário: o Estoril-Praia, e a outra em casa do Barcelona.

Depois da fraca exibição diante dos estorilistas, e que ditou o afastamento da Taça da Liga, os azuis e brancos reagiram com uma vitória diante do Casa Pia que permitiu chegar ao primeiro lugar, em igualdade pontual com o Sporting, em vésperas de defrontar os leões para o campeonato. Poderá ser assim um FC Porto mais motivado aquele que irá subir ao relvado do Dragão esta noite, procurando manter o ritmo de vitórias e assegurar uma importante qualificação para os oitavos da Liga dos Campeões.

Do lado do Shakthar o momento é idêntico ao vivido pelo adversário. Com efeito, a formação ucraniana regista também sete triunfos nos últimos dez jogos, série que permite à equipa manter-se na luta pelos oitavos de final da 'Champions', e a apenas três pontos da liderança da Liga ucraniana.

Para além da forma desportiva, circunstâncias extra-desportivas, darão certamente uma dose de motivação extra aos jogadores do Shakthar Donetsk. A guerra entre Rússia e Ucrânia, deixou a equipa dos 'mineiros' longe de casa; uma eventual qualificação para os oitavos de final da 'Champions' poderá certamente dar mais alento e alegria, não só aos adeptos do clube, mas a todo o povo ucraniano.

Histórico de confrontos

Olhando para o registo histórico de jogos entre as duas equipas, é possível concluir que o FC Porto tem mais razões para sorrir. Com efeito, dos sete embates entre dragões e ucranianos até ao momento, a equipa portuguesa venceu por quatro vezes, contabilizando-se ainda três empates.

Assim sendo, para passar aos oitavos de final, o Shakthar terá de fazer o que ainda não conseguiu até hoje: ganhar ao FC Porto.

No que toca a jogos realizados em casa dos azuis e brancos, o melhor que os 'mineiros' conseguiram foi um empate a um golo, na edição 2014/2015 da fase de grupos da Liga dos Campeões. De resto o FC Porto regista dois triunfos, um na 'Champions' em 2011/2012 e outro para a já extinta Taça das Taças em 1983/84.

No jogo da primeira volta, esta temporada, o FC Porto venceu por 1-3, num jogo disputado em Hamburgo, na Alemanha. Dois golos de Galeno e um de Taremi deram uma importante vitória aos dragões no arranque da competição.

O que dizem os treinadores

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Acho que é uma final. E nós lidamos bem com finais. É uma final nesta competição. Segunda-feira temos uma final para o campeonato [Sporting] e assim sucessivamente. Vivemos destas finais neste clube (...) Se formos competentes, tenho a convicção de que as coisas vão correr bem"

Marino Pusic, treinador do Shakthar Donetsk:

O árbitro

O romeno István Kovács foi o árbitro escolhido para apitar a partida desta noite no Estádio do Dragão. É a terceira vez que o juiz romeno dirige um encontro, quer de FC Porto, quer de Shakthar Donetsk. No caso dos dragões, Kovács apitou dois jogos diante do Bayer Leverkussen; um para a Liga Europa em 2019/2020, que os alemães venceram, e outra na época passada para a Liga dos Campeões, com a vitória a sorrir aos portistas.

No caso da equipa ucraniana, o árbitro esteve presente em dois jogos para a Liga dos Campeões na temporada 2021/22; primeiro no triunfo diante do Genk, ainda na fase de qualificação, e outro já na fase de grupos contra o Inter de Milão, de onde resultou um empate a zero.