Resumo

O Benfica venceu, no sábado, por 2-0 no reduto do Desportivo de Chaves, em encontro da 10.ª jornada do campeonato português de futebol, igualando, provisoriamente, o Sporting na liderança.

O norueguês Fredrik Aursnes, aos 59 minutos, e João Mário, aos 80, de grande penalidade, apontaram os golos do Benfica, que regressaram aos triunfos para o campeonato, após o empate 1-1 com o Casa Pia.

Numa primeira parte muita cinzenta, com poucas oportunidades de golo e muito vento, o Benfica continuou sem encontrar soluções para um futebol atrativo, e isso traduziu-se em zero golos. No segundo tempo, o talento individual de jogadores como João Neves e Aursnes sobrepôs-se ao coletivo e o Benfica saiu de Trás-os-Montes com os três pontos, num relvado onde perderam por 1-0 na época passada.

Já em cima do minuto 90, o croata Petar Musa marcou, mas o golo foi invalidado pelo VAR, determinando que o jogador croata estava em fora de jogo - nove centímetros - no momento do passe de Arthur Cabral.

O Benfica subiu ao primeiro lugar, com 25 pontos, os mesmos do Sporting, que recebe hoje o Estrela da Amadora e viaja na próxima ronda ao Estádio da Luz. Os encarnados têm mais três pontos do que o FC Porto, derrotado em casa pelo Estoril Praia na abertura da jornada. O Chaves é 15.º, com sete.

O momento

Na segunda parte, aos 59 minutos, o Benfica chegou ao golo numa jogada de insistência de João Neves. Num bom trabalho, o jovem médio passou por dois adversários, atrasou para o desvio de Arthur Cabral, que colocou a bola quase dentro da baliza e foi Aursnes quem confirmou o primeiro golo. O lance ainda foi alvo de VAR, mas confirmado por Hélder Malheiro.

A polémica

Aos 77 minutos, Langa fez falta sobre João Neves e Hélder Malheiro apontou para a marca dos 11 metros, decisão confirmada pelo VAR. Na conversão, João Mário fez o 2-0 com muita calma. Neste lance, Moreno mostrou-se muito desagradado com a decisão arbitral, protestou e acabou expulso.

A figura

João Neves: Continua a ser o abre-latas da equipa de Roger Schmidt. Foi determinante para o Benfica conseguir inaugurar o marcador, aliás, metade do golo é do médio português. O jovem de 19 anos mostrou aos colegas aquilo que estava a faltar: atitude e empenho.

As melhores imagens da partida

As reações

Schmidt tece muitos elogios a Aursnes e Neves: "Têm um caráter fantástico e sabem jogar bem"

Sandro Cruz realça "talento" do Benfica e Moreno comenta expulsão

Veja o resumo do encontro em vídeo