Segundo classificado da I Liga à entrada para o novo ano, o Benfica vai estrear-se em 2021 com uma visita ao terreno do Santa Clara, oitavo da tabela, em partida da 12.ª jornada da prova, com início marcado para as 17h00 de Portugal continental (18h00 nos Açores).
Depois de o Sporting ter batido o Sp.Braga, a turma da Luz irá tentar recolocar-se a dois pontos do rival de Alvalade, líder da tabela. Mas para tal vai ter de chegar à quinta vitoria consecutiva na prova (igualando assim a sua melhor série da temporada na competição) e evitar um cenário idêntico ao do último frente a frente entre os dois conjuntos, quando, à 28.ª jornada da época passada, se viu derrotada na receção ao Santa Clara numa altura em que seguia em igualdade com o FC Porto no topo da classificação.
Histórico de confrontos: Benfica nunca perdeu nos Açores
Essa foi, até, a única vitória alguma vez lograda pelo Santa Clara sobre o Benfica, num total de 11 jogos oficiais entre as duas equipas. O registo global é de 9 vitórias, 1 empate e 1 derrota a favor da turma lisboeta.
A outra única ocasião em que o Benfica não conseguiu levar a melhor sobre o Santa Clara (o tal empate) sucedeu em solo açoriano. Foi em maio de 2002, numa época em que, treinadas por Jesualdo Ferreira, as 'águias' não foram além de um nulo na visita aos açorianos, orientados por Manuel Fernandes. Nessa temporada, de 2001/02, o Benfica terminaria no quarto posto e o Santa Clara no 14.º lugar.
Fora esse empate, o Benfica levou a melhor nas outras quatro visitas ao terreno da formação insular, sempre em jogos para a I Liga. Na temporada passada esse triunfo foi por 2-1, com Carlos Vinícius e Pizzi e marcarem na segunda parte e a virarem o marcador, depois de Carlos Júnior ter aberto o marcador para o Santa Clara ainda no primeiro tempo.
Momento de forma: Benfica em busca da mão cheia de vitórias seguidas na prova
O Benfica entra para este encontro depois de quatro vitórias seguidas na I Liga e, se ganhar, iguala a sua melhor série de vitórias da temporada na competição (cinco, somadas nas cinco primeiras jornadas). Porém, pelo meio, para outras competições, o Benfica somou uma derrota (a sua quarta da temporada) ante o FC Porto, para a Supertaça, e um empate (com vitória, depois, nos penáltis) frente ao V.Guimarães, para a Taça da Liga.
Fora de casa, esta temporada, para a I Liga o Benfica somou quatro vitórias e uma derrota (por 3-0, no Bessa) em cinco jogos. No conjunto de todas as competições, fora de portas totaliza seis vitórias, dois empates e duas derrotas.
Quanto ao Santa Clara, vem de duas derrotas consecutivas e perdeu três dos últimos quatro encontros que disputou na I Liga 2020/21. Conseguiu pelo meio, contudo, uma importante vitória para a Taça de Portugal no terreno do V.Guimarães, por quem contudo foi goleado (0-4) na última partida que disputou em casa antes desta receção ao Benfica.
Como anfitrião, aliás, o Santa Clara ainda só ganhou uma vez esta época, e logo na primeira jornada. Ou seja, não vence no seu próprio terreno há mais de três meses, desde 20 de setembro, quando bateu o Marítimo. Desde então, um empate (frente ao Gil Vicente) e três derrotas (com Sporting, FC Porto e V.Guimarães).
O que dizem os treinadores
Daniel Ramos, treinador do Santa Clara: "Independentemente da valia do adversário, é sempre possível vencer. Sabemos que é um jogo perante um dos candidatos ao título, uma equipa fortíssima, mas é possível. O Santa Clara ainda não conseguiu vencer o Benfica em casa, tem também essa primeira possibilidade, mas acreditamos no nosso trabalho, acreditamos na nossa equipa, acreditamos naquilo que temos vindo a fazer".
Jorge Jesus, treinador do Benfica: "O que queremos é continuar a ganhar, alguns com sofrimento, também não há muitos jogos que consigas ganhar sem sofrimento. Há muita competitividade no futebol português e os passos que queremos dar é melhorar as nossas ideias de jogo. Estou há cinco meses no Benfica, desses se calhar tenho dois meses e meio de trabalho, devido a vários fatores. Acreditamos que, jogo a jogo, a equipa possa estar mais de acordo com as ideias que tenho para a equipa".
O jogo
O encontro tem início marcado para as 17h00 de Portugal continental (18h00 nos Açores) no Estádio de São Miguel. No Benfica, Cervi e Gabriel são os mais recentes casos positivos de COVID-19, juntando-se aos de Jardel, Gonçalo Ramos, João Ferreira e Haris Seferovic. Pizzi, contudo, está recuperado da infeção com o novo coronavírus e de volta aos convocados.
A equipa de arbitragem será liderada por Hélder Malheiro, da Associação de Futebol de Lisboa.
Comentários