O FC Porto visita este sábado o Estádio José Alvalade, em Lisboa, onde vai defrontar o campeão e líder Sporting, que irá testar a defesa inviolável dos portistas, em encontro da quarta jornada da I Liga de futebol.

Sem qualquer golo sofrido em três encontros no campeonato, ao contrário dos ‘leões’, que têm dois, a equipa comandada por Vítor Bruno, segunda posicionada com os mesmos nove pontos do líder, terá pela frente o primeiro grande teste à melhor defesa da prova, juntamente com o Famalicão (terceiro posicionado), que tem, igualmente, nove pontos.

Contudo, do outro lado, estará o campeão nacional e que já contabiliza com 14 golos marcados, seis dos quais anotados pelo sueco Viktor Gyökeres, com Galeno (três) e Ivan Jaime (dois) a destacarem-se neste início de época nos 'azuis e brancos', que ‘despacharam’ nas três primeiras rondas o Gil Vicente (3-0), Santa Clara (2-0) e Rio Ave (2-0), sendo que, em todos os jogos, terminou em superioridade numérica.

Este será o segundo duelo na temporada entre ‘dragões’ e ‘leões’, que somam nove pontos em outros tantos possíveis, depois da reviravolta surpreendente do clube da Invicta sobre os lisboetas, após prolongamento (4-3), rumo à conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, disputada em Aveiro no início do mês.

Para o novo técnico Vítor Bruno, que deixou as funções de adjunto para suceder a Sérgio Conceição no cargo, será o primeiro ‘clássico’ como treinador principal na I Liga, na qual poderá promover algumas estreias, mais concretamente o sueco Denis Gül e o espanhol Samu Omorodion, dois avançados de 20 anos contratados ao Hammarby, da Suécia, e Atlético de Madrid, de Espanha, respetivamente.

O médio português Fábio Vieira, que consumou o regresso ao Dragão na terça-feira, por empréstimo do Arsenal, também pode ser opção.

Ainda assim, o ‘onze’ a apresentar na capital lisboeta deverá ser idêntico, ou mesmo igual, àquele apresentado no triunfo ante os vila-condenses, com Diogo Costa na baliza, atrás de um quarteto defensivo formado por Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e Galeno, que tem atuado como lateral esquerdo.

O meio-campo deverá ser entregue a Alan Varela, Vasco Sousa e Nico González, com Iván Jaime, Pepê e Danny Namaso a comporem o ataque.

O encontro entre o líder Sporting e o segundo classificado FC Porto, ambos com nove pontos, da quarta jornada da I Liga, está agendado para este sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e será dirigido por Luís Godinho.