Após muita especulação, agora sim é oficial! Hugo Viana vai mesmo mudar-se para Inglaterra, onde assumirá as funções de diretor desportivo do Manchester City. As notícias apontavam para que se mudasse já em janeiro de 2025, mas os leões garantiram que estará em Alvalade "até ao último minuto da temporada".

O antigo médio português substituirá o espanhol Txiki Begiristain, que desempenhou as funções de diretor desportivo nos 'cityzens' de 2012 até ao final da presente época.

"A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que Hugo Viana irá desempenhar funções no Manchester City a partir da temporada 2025/2026. Este processo teve início há meses e conheceu desenvolvimentos importantes nas últimas semanas, tendo sido acompanhado desde o começo pela administração do Sporting. Durante este período o Sporting foi planeando e preparando uma nova estrutura organizacional no futebol profissional, deixando de existir a figura de diretor desportivo", lê-se em comunicado.

Além da saída, os leões explicaram ainda como vai funcionar o novo modelo de gestão do futebol profissional a partir de 2025/26 e quem será o sucessor de Viana.

"Bernardo Palmeiro, que entre 2020 e 2023 prestou assessoria executiva à administração e ao departamento de futebol do Sporting, assumirá, na próxima época, a função de diretor-geral do futebol e juntamente com o atual diretor de scouting, Flávio Costa, vão reportar diretamente ao presidente, Frederico Varandas".

Hugo Viana começou como diretor desportivo do Belenenses (2017/18), tendo depois rumado ao Sporting desde 2018, aquando da eleição de Frederico Varandas para presidente, onde foi um dos responsáveis por fazer os leões renascerem e voltarem a ser campeões nacionais, quase 20 anos depois.