O Sporting está pujante para lutar pelo primeiro bicampeonato nacional de futebol desde 1953/54, reconheceu hoje o presidente ‘leonino’ Frederico Varandas, convicto de que o goleador sueco Viktor Gyökeres convive bem com os rumores de mercado.
“Falar desta questão... Se dissessem isso a qualquer adepto do futebol há seis anos, iria parecer algo de outro planeta. Qualquer pessoa acharia que estaríamos malucos a falar de um bicampeonato. É a prova de que o Sporting cresceu com dois títulos em quatro anos. O primeiro foi disruptivo e surpreendeu muita gente, enquanto o segundo foi conquistado com naturalidade. O Sporting voltou a ocupar o seu espaço, que é liderar o futebol português”, apontou.
Frederico Varandas falava na primeira conferência da terceira edição da cimeira Thinking Football, que arrancou hoje e promoverá debates sobre a modalidade com oradores nacionais e internacionais até sábado, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, sob organização da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
“Acreditamos muito no nosso potencial e queremos dar essa alegria aos adeptos. Temos tentado sempre gerir com grande critério o projeto desportivo. Há uma base de jogadores que nos acompanham desde o início neste ciclo de vitórias, mas também achámos [no defeso] que seria o momento ideal para haver uma certa renovação”, lembrou, em alusão às saídas do ex-capitão Sebastián Coates, Antonio Adán, Luís Neto e Paulinho.
Em Alvalade permaneceram figuras como Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres, melhor marcador da I Liga na época passada e líder dos principais ‘artilheiros’ na edição 2024/25 da prova, com sete golos, em quatro jornadas.
“Temos uma equipa forte. O Viktor foi um jogador diferenciador no campeonato português e é muito feliz por estar ladeado por dois craques como Pedro Gonçalves e Francisco Trincão. O Hjulmand é mais um grande jogador e agora é o nosso capitão. O Sporting é hoje um grupo muito valorizado. Não me lembro de ter um plantel tão valioso a nível de ativos. Agora, se vamos superar os rivais ou não, temos de demonstrá-lo no campo”, pontuou.
Contratado aos ingleses do Coventry no verão de 2023 por 20 milhões de euros (ME) fixos, mais quatro ME em objetivos, Viktor Gyökeres soma 50 golos e 17 assistências em 55 encontros pelo Sporting e está vinculado por mais quatro épocas, até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão de 100 ME.
“O facto de ser batida ou não depende muito do momento do jogador, da sua idade e da existência de mais do que um clube nessa disputa, mas vale o que vale. Já vi jogadores inferiores a serem transferidos por valores acima de 100 ME e grandes jogadores a saírem abaixo disso. O que me interessa é que o Sporting está muito feliz de ter o Gyökeres e vice-versa”, concluiu.
Comentários