A Juventus estendeu hoje – ainda mais – a ‘passadeira’ para o Inter Milão conquistar o título italiano de futebol, ao perder por 2-1 no estádio do Nápoles, campeão em exercício, em jogo da 27.ª jornada da prova.

O georgiano Khvicha Kvaratskhelia colocou os anfitriões em vantagem, aos 43 minutos, e os visitantes pareceriam em condições de salvar, pelo menos, o empate, quando Federico Chiesa igualou, aos 81, mas Giacomo Raspadori ofereceu o triunfo ao Nápoles, aos 88, na recarga a um penálti marcado pelo nigeriano Victor Osimhen.

A ‘Juve’, que ganhou apenas um dos últimos seis jogos no campeonato, manteve-se no segundo lugar da prova, mas pode ver o Inter Milão aumentar para 15 pontos a vantagem no topo da Série A, quando encerrar a ronda na segunda-feira, na receção ao Génova.

A equipa de Turim ficou também com o AC Milan, terceiro posicionado, a um escasso ponto de distância, enquanto o Nápoles, longe do fulgor evidenciado na época passada, subiu ao sétimo lugar, aproximando-se da zona europeia da classificação.

A Atalanta atrasou-se na corrida pelo precioso quarto lugar, ao perder por 2-1 na receção ao Bolonha – a segunda derrota seguida, interrompendo também um ciclo de sete triunfos seguidos em casa -, a três dias de defrontar o Sporting, nos oitavos de final da Liga Europa.

A equipa anfitriã até inaugurou o marcador no jogo da 27.ª jornada, pelo nigeriano Ademola Lookman, aos 28 minutos, mas os visitantes deram a volta ao resultado na segunda parte, com golos do neerlandês Joshua Zirkzee, aos 57, de grande penalidade, e do escocês Lewis Ferguson, aos 61.

A Atalanta não só falhou o ‘assalto’ ao quarto lugar da Série A, o último de acesso à Liga dos Campeões da próxima época, ocupado agora mais firmemente pelo Bolonha, como caiu para o sexto lugar, a cinco pontos dos bolonheses, uma vez que foi ultrapassada pela Roma no quinto posto.

A Atalanta defronta o Sporting na quarta-feira, na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, no estádio José Alvalade, em Lisboa, onde já venceu esta época por 2-1, durante a fase de grupos da segunda prova europeia de clubes. A segunda mão realiza-se em 14 de março, em Itália.

Também hoje, o Cagliari impôs-se por 1-0 em Empoli, mas continua na ‘zona vermelha’ (18.º lugar), em igualdade pontual com o Verona (17.º e primeira equipa da ‘linha de água’), que perdeu por 1-0 na receção ao Sassuolo (19.º), numa estreia auspiciosa de Davide Ballardini, novo treinador dos visitantes.