Benfica e SC Braga voltam a medir forças esta temporada, desta feita em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. Lisboetas e minhotos sobem ao relvado do Estádio da Luz esta quarta-feira à noite com contas a ajustar.
Os bracarenses procuram responder à recente derrota sofrida perante os encarnados em sua casa para o campeonato; por outro lado as águias querem a desforra da eliminação da última edição da Taça de Portugal às mãos dos guerreiros.
Momento de forma
O Benfica está em claro crescendo de forma nas últimas semanas. Há cerca de dois meses que os encarnados não sabem o que é perder, tendo somando sete vitórias (cinco das quais de forma consecutiva) e três empates nos últimos dez jogos. Nesta sequência há que destacar o registo defensivo do clube da Luz, que registou apenas sete golos sofridos, contrastando com os vinte e dois marcados.
Relativamente aos jogos disputados na Luz, as águias apresentam um registo positivo, com sete vitórias em doze jogos, tendo perdido apenas em jogos para a Liga dos Campeões. No que toca a competições internas, o Benfica conta com sete triunfos e dois empates em nove encontros.
Para chegar aos oitavos de final da Taça de Portugal, o Benfica deixou pelo caminho o Lusitânia dos Açores, e o Famalicão.
Do lado do SC Braga, os minhotos viram a sua sequência de vitórias interrompida na última jornada com um empate sofrido no último minuto diante do grande rival Vitória de Guimarães. Mesmo assim, os guerreiros contam com seis vitórias nos seus últimos dez jogos, contabilizando ainda duas derrotas e dois empates.
No que toca a jogos fora da Pedreira, os arsenalistas apresentam um registo claramente positivo. Com efeito, os comandados de Artur Jorge somam doze vitórias em dezasseis deslocações esta época, sobrando ainda as derrotas no reduto do Real Madrid, Nápoles e Farense, e o empate diante do Gil Vicente.
Antes de defrontar o Benfica, o SC Braga eliminou da Taça de Portugal o Rebordosa e o Portimonense.
Histórico de confrontos
Benfica e SC Braga irão protagonizar esta quarta-feira o seu 157º embate. No registo global, os encarnados levam clara vantagem no confronto direto, registando 101 vitórias, contra 24 dos bracarenses. Se tivermos em conta apenas os jogos realizados no Estádio da Luz, o domínio benfiquista é ainda mais acentuado, com 59 triunfos das águias e apenas quatro do clube minhoto.
No que diz respeito à Taça de Portugal, esta será a 15ª vez que as duas equipas irão medir forças na prova 'rainha' do nosso futebol. Aqui o equilíbrio é significativamente maior com sete triunfos do Benfica, contra seis do SC Braga.
O único empate deu-se precisamente na última vez que estas duas equipas estiveram frente-a-frente na Taça; na última época os encarnados visitaram Braga para os quartos de final, tendo o jogo terminado, no tempo regulamentar, com um empate a um golo. Os guerreiros acabariam por sorrir no final, vencendo no desempate por grandes penalidades.
A maior vitória do Benfica diante dos bracarenses remonta à temporada 1964/65; as águias de Eusébio, Coluna, Simões e José Augusto, golearam os bracarenses por esclarecedores 9-0 nas meias-finais. Curiosamente, a maior vitória da formação minhota ocorreu precisamente na época seguinte, quando o SC Braga bateu em casa as águias por 4-1.
O que dizem os treinadores
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Espero um jogo difícil, especialmente, sendo da Taça, que é sempre especial, porque uma equipa ficará de fora, depois deste jogo. Gosto muito desta prova. Sabemos que o Sporting de Braga tem uma equipa muito boa, mas jogamos em casa, estamos em forma e temos confiança de que faremos um grande jogo, para vencer. É o nosso objetivo. Queremos apurar-nos, na Taça, e estamos preparados"
Artur Jorge, treinador do SC Braga: "Um jogo de extrema importância, sendo a eliminar no qual teremos um SC Braga a tentar ultrapassar este adversário para seguir em prova e obviamente ir em busca da vitória, pois só esse resultado nos permite continuar. Temos de ter ambição de sermos superiores para sermos vencedores"
O árbitro
Nuno Almeida será o árbitro presente no Estádio da Luz para esta partida. O juiz de Vila Real de S.António será auxiliado por André Campos e Pedro Felisberto. A dupla de video-arbitragem será composta por André Narciso e Paulo Brás.
É a segunda vez esta época que o árbitro algarvio dirige, quer Benfica, quer SC Braga. Relativamente às águias, Nuno Almeida esteve presente na goleada diante do Vitória de Guimarães por 4-0 na quarta jornada da Primeira Liga.
Quanto ao SC Braga, o juiz esteve na Amadora à ronda número sete, onde dirigiu a vitória dos arsenalistas diante do Estrela por 2-4.
Comentários