Benfica disparou para a dobradinha
O mês de abril foi decisivo para as águias se consolidarem no primeiro lugar e dispararem para o tetracampeonato, depois de terem sobrevivido a um clássico e a um dérbi.
O dia das mentiras foi dia de duelo entre FC Porto e Benfica na Luz. O encontro deixou tudo na mesma na frente do campeonato. 1-1 entre encarnados e dragões.
Jonas marcou para o Benfica. Já Maxi Pereira acabou por marcar à antiga equipa e empatou a contenda. O Benfica que tinha um ponto de vantagem sobre o FC Porto, manteve a liderança do campeonato e não mais deixaria o topo da classificação até ao fim do campeonato.
No final do mês, as águias deslocaram-se a Alvalade para um sempre apetecível Sporting - Benfica. A oito pontos do Benfica no topo da tabela, os leões precisavam de vencer obrigatoriamente para ainda terem uma palavra a dizer na discussão do título. Na partida em Alvalade, Adrien Silva abriu o ativo para os leões, mas já na parte final do encontro, Lindelof de livre direto empatou o encontro. Com o ponto conquistado, os encarnados mantiveram a vantagem a liderança do campeonato, ao deixarem o FC Porto a um ponto de distância.
Com abril a ser a rampa de lançamento para o tetra e para a presença na final do jamor, Rui Vitória também viu o seu contrato com o Benfica ser renovado até 2020.
Cristiano e os 100 golos nas competições europeias
Foi na fase a eliminar frente ao Bayern de Munique, que Cristiano Ronaldo voltou a bater mais um recorde, ao tornar-se no primeiro jogador a chegar aos 100 golos nas competições europeias. O craque luso bisou frente aos bávaros no encontro dos quartos de final da Liga dos Campeões.
No final da partida, o balneário merengue ficou rendido ao craque português.
Foi a 09 de agosto de 2005 que CR7 se estreou a marcar na Liga dos Campeões. O então jogador do Manchester United apontou, em Old Trafford, aos 63 minutos, o último dos três golos com que os ‘red devils’ bateram os húngaros do Debreceni por 3-0.
Atentado contra o autocarro do Dortmund
Também na Champions, o lado negro assolou o futebol em abril. No dia do embate entre o Dortmund e o Mónaco para a Liga dos Campeões, uma bomba explodiu junto do autocarro da equipa da casa, quando os alemães se dirigiam para o seu estádio para defrontar o Mónaco de Leonardo Jardim em partida a contar para a primeira dos quartos de final. Marco Bartra, jogador do Dortmund, ficou ferido depois da explosão.
Pinto da Costa: 35 anos na presidência
Foi num ano sem títulos no futebol para o FC Porto, que Pinto da Costa comemorou 35 anos à frente dos azuis e brancos. São mais de três décadas recheadas de títulos nacionais, europeus e mundiais, no futebol e nas mas modalidades. 'And still counting...'.
Óquei de Barcelos e Ricardinho
As modalidades também brilharam a grande altura. O óquei de Barcelos conquistou a Taça Cers pelo segundo ano consecutivo ao derrotar na final os italianos do Viareggio, por 4-2.
Também Ricardinho foi eleito pela quarta vez o melhor jogador do mundo pela Futsalplanet. Ricardinho, que representou o Inter Movistar, de Espanha somou 736 votos, contra 452 do espanhol Miguelin e 273 do argentino Leandro Cuzzolin.
Vídeo-árbitro pela primeira vez em Portugal
Foi no mês de abril que foi anunciado que o video árbitro iria fazer a sua estreia em Portugal. A final da Taça de Portugal seria o palco para a estreia desta nova tecnologia.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recebeu autorização do International Board, e assim sendo, tratou-se da primeira final alguma vez realizada, numa prova de âmbito nacional, a utilizar o video-árbitro
A agressão de Marco Gonçalves e o clima de crispação em torno da arbitragem
Foi no encontro entre o Rio Tinto e Canelas, a contar para a fase final da Divisão de Elite da AF Porto, que promove a subida aos campeonatos nacionais, que Marco Gonçalves, quando decorriam apenas quatro minutos de jogo, depois de ter recebido ordem de expulsão rodeou o árbitro e agrediu-o com violência, com uma joelhada, atirando-o ao chão.
Este episódio acabou por ser uma espécie de toque de despertar para a violência e coação sofrida pelos árbitros, tantos nos campeonatos profissionais como não profissionais.
Renato Sanches celebrou o pentacampeonato do Bayern
Em abril, com a derrapagem do Leipzig, que empatou frente ao aflito Ingolstadt, o Bayern ficou com passadeira vermelha para revalidar o título de campeão alemão e não falhou. A equipa de Munique esmagou o Leipzig por 6-0 e assegurou o pentacampeonato. O português Renato Sanches também participou na festa, já que teve a oportunidade de entrar em campo ao minuto 75. Foi o 27º título dos alemães na Bundesliga.
Comentários