Os velejadores portugueses Carolina João e Diogo Costa qualificaram-se para a medal race da classe 470 nos Jogos Olímpicos Paris2024, ao terminarem a jornada de hoje na quinta posição da geral.

Em Marselha, a dupla portuguesa foi segunda na sétima regata e oitava na seguinte, com as duas últimas regatas do dia a serem canceladas, somando 49 pontos, numa competição liderada pelos austríacos Lara Vadlau e Lucas Maehr, com 24.

A medal race da classe 470 está agendada para quarta-feira, às 15:30 locais (14:30 em Lisboa), com os pontos conquistados na regata decisiva a valerem a dobrar.

Neste momento, a dupla portuguesa tem 49 pontos, estando a 14 da terceira posição, ocupada pelos japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka. Os segundos classificados são os espanhóis Jordi Xammar Hernández e Nora Brugman Cabot, com 31.

A possibilidade de chegar às medalhas é quase impossível para os portugueses, que precisavam de conseguir um dos dois primeiros lugares na medal race e esperar que as duplas que estão à sua frente fiquem nos últimos lugares.

Carolina João e Diogo Costa precisavam de conseguir ficar oito lugares à frente da dupla japonesa e seis acima dos suecos Anton Dahlberg e Lovisa Carlsson, que são quartos, com 39.

Os lusos estão, contudo, muito bem colocados para garantirem um diploma olímpico, reservado aos oito primeiros, tendo neste momento 13 pontos de avanço sobre os australianos Nia Jerwood e Conor Nicholas, nonos, e 15 sobre os brasileiros Henrique Duarte Haddad e Isabel Swan, que ocupam a 10.ª posição.