Portugal vai estar representado por 33 atletas, de oito modalidades, nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, que decorrem entre 24 e agosto e 05 de setembro.
Pedro Pablo Pichardo, vencedor da medalha de ouro do triplo salto masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, foi recebido em festa por dezenas de pessoas no Aeroporto de Lisboa.
A velocista bielorrussa que pediu asilo político em plenos Jogos Olímpicos Tóquio2020, Krystsina Tsimanouskaya, exorta os seus concidadãos a seguir o seu exemplo e espera que "deixem de ter medo".
A milhares de quilómetros de Tóquio, cem crianças competem por medalhas de ouro na Síria, onde campos para refugiados no noroeste do país serviram de sede dos seus próprios Jogos Olímpicos.
Mesmo sem a presença de público e com um número de atletas restrito no estádio, à cerimónia de encerramento e de passagem de testemunho para Paris'2024 não faltaram imagens fantásticas.
A missão portuguesa saiu de Tóquio com quatro medalhas, uma de ouro de Pedro Pichardo, no triplo salto, uma de prata de Patrícia Mamona, na mesma especialidade, e duas de bronze, do judoca Jorge Fonseca e do canoísta Fernando Pimenta. O Presidente da República teceu rasgados elogios.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 chegaram este domingo ao fim com uma espetacular cerimónia de encerramento na capital do Japão. O medalhado de ouro por Portugal foi o porta-estandarte da bandeira lusa.
José Manuel Constantino, presidente do COP, falou sobre o alegado apoio dado por Nelson Évora a Hughes Fabrice Zango, do Burkina Faso, medalha de bronze na final do triplo salto ganha por Pedro Pichardo.
Atual presidente cumpre o seu segundo mandato à frente do COP e promete uma “reflexão futura” sobre uma eventual recandidatura para um terceiro mandato no organismo.
A portuguesa Nelo, empresa líder na construção de caiaques de competição, conquistou cerca de 70% das 36 medalhas em disputa em Tóquio2020, incluindo o ouro nas provas mais icónicas dos Jogos Olímpicos.
Os objetivos do Comité Olímpico de Portugal (COP) para Tóquio2020 foram “plenamente atingidos”, congratulou-se hoje o presidente do organismo, José Manuel Constantino.
O uzbeque Bakhodir Jalolov conquistou hoje a medalha de ouro na categoria de peso super-pesado (+91 kg), ao bater o norte-americano Richard Torrez Jr., no combate que encerrou o torneio olímpico de pugilismo de Tóquio2020.
A estreia lusa no ciclismo de pista teve na jovem de 22 anos a representante, com um sexto lugar na corrida de scratch, o oitavo no tempo e o quinto posto na eliminação, chegando depois ao total de 95 pontos na corrida final, de pontos.
Portugal conseguiu em Tóquio2020 a melhor pontuação de sempre em Jogos Olímpicos, ao totalizar 78, atribuídos aos atletas classificados entre o primeiro e o oitavo, mais 27 do que em Atenas2004.
Os Estados Unidos precisaram de aguardar pelo 16.º e derradeiro dia dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 para subirem pela primeira vez à liderança da tabela de medalhas, replicando Londres2012 e Rio2016.
"Se acaso ficassem aquém do que foi contratualizado, naturalmente que a nossa interlocução estava fragilizada e diminuída”, admitiu José Manuel Constantino.
A Bulgária e a israelita Linoy Ashram quebraram hoje a hegemonia da Rússia na ginástica rítmica, que durava há mais de duas décadas, vencendo os títulos olímpicos da modalidade em Tóquio2020.
Sadik Mikhou já tinha estado suspenso recentemente por doping e agora um controlo antidoping mostrou a existência de uma "transfusão de sangue homóloga" na véspera da entrada em competição.
O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, sublinhou que o país “só tem de estar grato por um atleta de tão elevado talento ter escolhido Portugal para viver”.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.