O russo Denis Menchov, vencedor de duas voltas a Espanha e uma volta a Itália, revelou hoje que abandona o ciclismo com efeito imediato.
Numa entrevista ao jornal russo R-Sport, o corredor da Katusha indicou que a lesão no joelho que o afastou desta edição da volta a Itália e a consequente frustração que sentiu são as causas do abandono.
«Ganhar o Giro foi o ponto alto da minha carreira. Este ano não pude participar devido à lesão. O Giro era o meu objetivo para esta temporada e percebi que estava na altura de por um ponto final no meu percurso», explicou.
Além das duas vitórias na Vuelta (2005 e 2007) e no Giro (2009), Menchov foi vice-campeão do Tour 2010 e terceiro classificado da edição de 2008. Em 2003, o russo, residente em Espanha há vários anos, venceu a camisola da juventude da principal prova do calendário internacional.
Nas últimas duas temporadas, os seus resultados têm sido mais modestos, com o sétimo posto no Giro 2011 e o quinto na Vuelta do mesmo ano a figurarem como os melhores registos.
Este ano, o ciclista conhecido no pelotão como “O Papa” ou “Assassino Silencioso” foi quarto classificado na Volta ao Algarve.
Durante o seu percurso como profissional, que teve início em 1999, Menchov correu na espanhola Banesto, na holandesa Rabobank, na espanhola Geox e na russa Katusha.
Comentários