O ciclista italiano Diego Rosa (Astana) venceu hoje a quinta etapa da Volta ao País Basco, com o colombiano Sergio Luis Henao (Sky) a subir à liderança e o português Rui Costa a cair para nono.
Diego Rosa cortou a meta isolado em Arrate, 159 quilómetros após a partida em Orio, ao fim de 4:19.19 horas, com a enorme vantagem que detinha a permitir-lhe parar, pegar na bicicleta e ultrapassar a meta a pé.
O percurso com oito contagens de montanha, a última de primeira categoria muito perto da meta, deixava prever ataques entre os favoritos e foi o que aconteceu com o espanhol Alberto Contador (Tinkoff), que fugiu a cerca de quatro quilómetros da chegada, levando consigo Henao.
Os dois ciclistas acabaram por chegar juntos a Arrate, com 3.13 minutos de atraso para Diego Rosa e menos dois segundos do que o espanhol Joaquim Rodríguez (Katusha) e o francês Thibaut Pinot (FDJ), enquanto Rui Costa (Lampre-Merida) foi nono, a 4.12.
Na geral, Henao tem seis segundos de avanço sobre Contador e 10 sobre Pinot, tendo Rui Costa caído para nono, a 1.09 minutos.
O anterior líder, o holandês Wilco Kelderman (LottoNL-Jumbo), juntamente com o espanhol Mikel Landa (Sky), que era terceiro, cortou a meta 1.11 minutos depois de Henao e caiu para oitavo da geral, a 1.07 da liderança.
André Cardoso (Cannondale) cortou a meta na 45.ª posição, a 10.35 minutos, e Domingos Gonçalves (Caja Rural) gastou mais 22.25 e terminou em 82.º. Na geral, Cardoso é 37.º, a 17.06 minutos de Henao e Gonçalves está no 95.º posto, a 1:08.13 horas.
A Volta ao País Basco termina no sábado, com um contrarrelógio de 16,5 quilómetros em Eibar.
Comentários