A seleção portuguesa de futsal vai procurar assegurar a presença na Ronda de Elite de qualificação para o Mundial2020, assumindo claro favoritismo como anfitrião do Grupo 8 da Ronda Principal, perante Letónia, Alemanha e República Checa, em Viseu.
Os campeões europeus voltam a receber os jogos de uma ronda de apuramento para a fase final de um Mundial, depois de terem ultrapassado com ‘distinção’ a última caminhada, rumo à Colômbia, em 2016, prova na qual viriam a terminar no quarto lugar, ao perderem com o Irão, no desempate por grandes penalidades.
Na altura, a formação comandada pelo selecionador, Jorge Braz, também foi anfitriã do seu grupo de qualificação da Ronda Principal, recebendo, na Póvoa de Varzim, Polónia, Noruega e Roménia. O saldo foi ‘avassalador’ para o conjunto luso: três vitórias, 17 golos marcados e apenas três sofridos.
Ultrapassados polacos, noruegueses e romenos, a seleção nacional superou, posteriormente, a Sérvia, no ‘play-off’, com duas vitórias por 2-1, e ‘carimbou’ o ‘passaporte’ para o Mundial2016.
Para o Lituânia2020, Portugal, sexto colocado do ‘ranking’ da modalidade, vai ter de medir forças com três adversários de – aparente - menor valia, já que apenas a República Checa (16.ª) figura entre o ‘top20’.
Alemanha (58.ª classificada) e Letónia (60.ª) são os outros oponentes, perspetivando-se uma clara supremacia portuguesa, num grupo no qual se apuram para a Ronda de Elite os dois primeiros colocados.
Jorge Braz chamou 14 atletas para a Ronda Principal de qualificação, salientando-se as presenças de Cardinal e Erick, atletas do Sporting, que falharam a última convocatória, para o duplo embate particular com a Espanha.
Os jogos do Grupo 8 da Ronda Principal de qualificação terão lugar no Pavilhão Multiusos de Viseu, entre quinta-feira e domingo.
Portugal estreia-se perante a Letónia, na quinta-feira (21:00), defronta a Alemanha, na sexta-feira (21:00), e encerra a qualificação diante da República Checa, no domingo (18:00).
Os dois primeiros classificados de cada um dos oito grupos qualificam-se para a Ronda de Elite, na qual as 16 seleções serão divididas em quatro grupos de quatro equipas. Os vencedores apuram-se diretamente para a fase final do Mundial, enquanto os quatro segundos colocados vão disputar um ‘play-off’ para apurar as restantes duas vagas.
O Mundial2020 disputar-se-á na Lituânia, mais concretamente nas cidades de Kaunas, Klaipeda e Vilnius, entre 12 de setembro e 04 de outubro.
Comentários