O surfista António Dantas destacou que a vitória na etapa do circuito europeu de longboard em Ferrol, Espanha, a primeira de sempre para Portugal, foi "muito especial" e dá-lhe mais força para atacar a promoção ao mundial.
"Foi uma vitória muito especial. Vencer o Edouard Delpero, um ídolo, alguém que eu já vejo e que já acompanho há muitos anos, é absolutamente incrível. Foi uma vitória marcante", afirmou à agência Lusa o atleta, de 21 anos, que alcançou o feito no sábado.
António Dantas bateu na final do GADIS Longboard Festival os franceses Edouard Delpero e Roland Lefeuvre, e Martin Coret, da Ilha Reunião, graças uma pontuação total de 17,94 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (9,17 e 8,77), a mais alta de toda a prova realizada na Playa da Fragata.
"O mar estava muito complicado, muito difícil. Eu tive a sorte de apanhar duas ondas boas e consegui faturar. Fiz duas notas fortes, que não estava à espera. As ondas apareceram e eu aproveitei", revelou o surfista de São Pedro do Estoril.
Edouard Delpero tem seis títulos mundiais da Liga Mundial de Surf (WSL, na sigla inglesa) no currículo e lidera o ranking europeu, e Martin Coret é o segundo classificado, pelo que ambos os surfistas garantiram presença na próxima temporada do circuito mundial, ao contrário de Dantas, que ficou em terceiro na tabela final e vai ter que tentar novamente a qualificação.
"Fiquei muito próximo do apuramento, mas não consegui. Vou para a nova época com mais esperança. E, para o ano, estou a contar com o apuramento. O objetivo é esse", lançou Dantas.
O longboarder competiu nos 'quartos' do campeonato na Galiza frente ao seu irmão mais velho, João Dantas, que também integrou a seleção portuguesa da modalidade que esteve em abril em ação no Campeonato do Mundo em El Salvador.
"É incrível poder partilhar estes momentos com o meu irmão mais velho. Nos quartos de final, disputámos a mesma bateria e passámos os dois, derrotando dois franceses. Ele ficou em quinto, também é um bom resultado. E eu sinto que ele sentiu ainda mais a minha vitória do que eu", realçou António Dantas.
O GADIS Longboard Festival 2024 decorreu entre 14 e 16 de junho, na Playa da Fragata, em Ferrol, na Galiza, Espanha.
Comentários