O tenista sérvio Novak Djokovic venceu hoje o belga David Goffin com um “enganador” resultado de 7-6 (7-5), 6-4 e 7-5, avançando para a segunda ronda do torneio de Roland Garros, em Paris.

Em dia marcado pela chuva, que adiou atrasou início programa e mais tarde interrompeu a jornada, o líder do “ranking” mundial esteve dificuldades em todos os “sets” frente ao 58.º da classificação ATP, principalmente no primeiro, em que esteve em desvantagem no “tie-break”.

«Foi um dia longo, em condições complicadas. Esperámos horas e horas, aqueci umas cinco ou seis vezes. Ele jogou muito bom ténis, tem um grande futuro. Proporcionou-me um jogo difícil, obrigando a lutar por cada ‘set’», disse Djokovic, após o encontro que começou com mais de duas horas de atraso.

O sérvio, que procura o primeiro título em Roland Garros, defronta na quinta-feira o argentino Guido Pella, 83.º do “ranking”, que bateu o croata Ivan Dodig, por 4-6, 6-4, 6-3, 2-6 e 12-10, após quase três horas e meia de jogo.

Os cabeças de série Stanislas Wawrinka (9) e Tommy Haas (12) também passaram à segunda ronda. O suíço, vencedor do Portugal Open no início do mês, teve forte oposição do holandês Thiemo de Bakker, vencendo por 7-5, 6-3, 6-7 (1-7) e 7-5, enquanto alemão bateu o francês Guillaume Rufin, por 7-6 (7-4), 6-1 e 6-3.

No setor feminino, a australiana Samantha Stosur, nona cabeça de série, venceu com facilidade a japonesa Kimiko Date-Krumm, por 6-0 e 6-2, enquanto a francesa Marion Bartoli, 13.ª favorita, sentiu muitas dificuldades frente à bielorrussa Olga Govortsova, que salvou duas bolas de encontro antes de ceder finalmente após três horar, com os parciais de 7-6 (10-8), 4-6 e 7-5

A portuguesa Maria João Koehler, 105.ª do "ranking", teve uma estreia infeliz em Roland Garros, ao ser derrotada na primeira ronda pela francesa Alize Cornet, 27.ª da tabela, por 7-5 de 6-2.

O encontro entre Nina Bratchikova, tenista russa que representa Portugal, e a também russa Maria Kirilenko, 12.ª cabeça de série, foi adiado devido à chuva e deverá realizar-se quarta-feira.