O tenista Jaime Faria foi o primeiro português a aceder à segunda ronda do Porto Open, torneio de categoria 125 do ATP Challenger Tour, graças a uma vitória sobre o húngaro Zsombor Piros, no Complexo Desportivo do Monte Aventino.

O lisboeta, número três nacional e 169.º colocado no ranking, precisou de apenas 54 minutos para se impor ao adversário (209.º da hierarquia), em dois sets, pelos parciais de 6-1 e 6-2, assegurando a manutenção em prova.

"Estou feliz pela vitória muito bem conseguida. Estive muito bem do início ao fim, aguentei-me muito bem nos meus jogos de serviço e isso deu-me tranquilidade nos jogos de resposta", comentou o jovem de 20 anos.

Depois de eliminar Zsombor Piros, que venceu um torneio de categoria 125 no Jamor, em 2023, Jaime Faria vai continuar a defender o estatuto de quinto cabeça de série frente ao vencedor do encontro entre o compatriota João Domingues e o francês Jules Marie.

Ao contrário do atleta do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, Pedro Araújo saiu hoje derrotado do embate da segunda ronda da fase de qualificação pelo espanhol Alejo Sánchez Quilez, que se qualificou para o quadro principal do Porto Open em três partidas, com os parciais de 7-5, 6-7 (4-7) e 6-3.

Gastão Elias, Frederico Silva, João Domingues e os irmãos Francisco e Henrique Rocha entram na terça-feira em ação, a partir das 11:00, no Complexo Desportivo Monte Aventino, onde vão lutar pela qualificação para a segunda ronda do challenger portuense.