Serena Williams regressa aos courts na quinta-feira, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, pela primeira vez desde a polémica final do US Open, no início de setembro, onde entrou em confronto com o árbitro português Carlos Ramos, a quem chamou mesmo de "ladrão e mentiroso".

A norte-americana optou por não competir nos últimos meses da época, estando de agora de regresso à competição, e logo frente à irmã Venus Williams.

"Espero sempre o melhor de mim, mas alcançar duas finais do Grand Slam consecutivas ultrapassou as minhas expectativas", disse Serena Williams, referindo-se às duas finais que discutiu em Wimbledon e no US Open.

Recorde-se que Serena Williams foi multada em 17 mil dólares (cerca de 14.700 euros) em meados de setembro pelo seu comportamento na final do Open dos Estados Unidos. A tenista norte-americana, durante a final ganha pela japonesa Naomi Osaka, quebrou a raquete em pleno recinto de jogo, protestou de forma intensa e reiterada e insultou o árbitro Carlos Ramos, a quem chamou mesmo de "ladrão e mentiroso".

 Durante a final, Serena Williams recebeu três advertências do árbitro português: por ‘coaching’ (receber instruções do treinador), por ter partido uma raqueta, que deu origem a um ponto de penalidade, e abuso de linguagem, do qual resultou num jogo de penalização.