A situação atual do Benfica do Huambo (antigo Mambrôa) é considerada "muito crítica", em função da desistência de alguns membros da direção do clube.
Em declarações à Angop, para abordar o funcionamento do clube, fundado a 29 de Setembro de 1939, o secretário-geral do Benfica do Huambo, António Sayombo, disse que a desistência dos membros da direção tem a ver, em parte, com a falta de cultura de associativismo dos mesmos.
Atualmente, segundo informou, dos 20 membros da direcção eleitos em assembleia-geral, em 2012, apenas quatro estão a exercer as suas funções (presidente, vice-presidente, secretário-geral e tesoureiro).
Sayombo também lamentou o facto de os sócios não estarem a pagar as suas quotas, uma vez que o clube não tem equipas nos escalões seniores, segundo alegam os mesmos quando abordados pela direção.
Apesar destas dificuldades, o secretário-geral do Benfica do Huambo disse que a direção continua a trabalhar afincadamente na formação de atletas, principalmente na modalidade de futebol onde estão inscritos 150 jogadores nas categorias de iniciados, juvenis e júniores.
Por falta de recursos financeiros e infra-estruturas, António Sayombo confirmou que o clube teve de suspender, este ano, o seu programa de massificação e desenvolvimento do basquetebol, andebol, voleibol e atletismo.
O Sport Huambo e Benfica-Mambroa foi fundado a 29 de setembro de 1931, por iniciativa de um grupo de cidadãos portugueses, simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica de Portugal, ávidos de o transformarem num dos maiores "colossos" das então colónias lusas.
No passado foi uma referência no desporto angolano, nas modalidades de basquetebol, sobretudo feminino, onde já sagrou-se vice-campeão nacional, e futebol, onde além de ser campeão na era colonial, obteve o 2º lugar no pós-independência (1986) e o 3º (1982, 1985 e 1988), tendo sido relegado ao segundo escalão em 1998, após terminar no último lugar.
É detentor de um vasto património social e desportivo, onde se destaca o estádio de futebol, actualmente destruído, o pavilhão gimno-desportivo para desportos de sala, sede social, centro de estágio, sala de convívios e restaurante.
Comentários