O Recreativo do Libolo volta este domingo a ter possibilidade de se sagrar campeão nacional de futebol em Angola, pela terceira jornada consecutiva, mas enfrentando agora uma complicada deslocação à província do Moxico.

A duas jornadas do fim, basta à equipa da vila de Calulo vencer o Bravos do Maquis, ou pelo menos igualar o resultado do 1.º de Agosto, o segundo classificado, para revalidar o título de campeão do 'Girabola' angolano - que conquistou em 2014 - a uma jornada do final da competição.

A equipa do português João Paulo Costa, que procura o seu primeiro título de treinador em Angola, tem pela frente um Bravos do Maquis que em caso de derrota vê confirmada a descida de divisão, depois da saída em agosto do também treinador português Vítor Manuel, devido à crise financeira no clube de Luena, no Moxico.

Para poder fazer a festa - adiada ao empatar em casa na quarta-feira com o Recreativo da Caála -, o Libolo vai ainda estar atento ao desenrolar do jogo entre Benfica de Luanda e 1.º de Agosto. Caso os 'militares' não vençam o embate com as 'águias', a equipa de Calulo festejará sempre o título, o quarto da sua história, independentemente do resultado da sua partida em Luena.

À entrada da penúltima jornada, Recreativo do Libolo e 1.º de Agosto estão separados por cinco pontos no topo da tabela, mas além do primeiro lugar em aberto, o Benfica de Luanda ainda procura melhorar o terceiro posto conquistado em 2014 nesta reta final do 'Girabola'.

Na cauda da classificação, e com o Domant FC, do Bengo, já despromovido, há ainda seis equipas mais 'aflitas' que tentam fugir aos restantes dois lugares de descida.

Além do Bravos do Maquis, é o caso do Sporting de Cabinda e do Sagrada Esperança, que jogam entre si naquele enclave angolano, do Recreativo da Caála e da Académica do Lobito, que jogam no Huambo, e dos 'aviadores' do ASA, que recebem em Luanda o Desportivo da Huíla.

Programa da 29.ª jornada:

- Domingo, 04 out:

Recreativo da Caála - Académica do Lobito.

Benfica de Luanda - 1.º de Agosto.

Petro de Luanda - Progresso do Sambizanga.

Sporting de Cabinda - Sagrada Esperança.

ASA - Desportivo da Huíla.

Bravos do Maquis - Recreativo do Libolo.

Progresso da Lunda Sul - Kabuscorp do Palanca.

Interclube - Domant FC.

Classificação:

1. Recreativo do Libolo, 59 pontos.

2. 1.º de Agosto, 54.

3. Benfica de Luanda, 50.

4. Kabuscorp do Palanca, 47.

5. Interclube, 43.

6. Progresso da Lunda Sul, 39.

7. Desportivo da Huíla, 36.

8. Petro de Luanda, 35.

9. Progresso do Sambizanga, 34.

10. Sagrada Esperança, 33.

11. Recreativo da Caála, 33.

12. Académica do Lobito, 32.

13. ASA, 32.

14. Sporting de Cabinda, 29.

15. Bravos do Maquis, 27.

16. Domant FC, 18.