O presidente do FC Barcelona, Jose Maria Bartomeu, disse hoje que o clube apoiará o futebolista Luis Suárez no recurso apresentado no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) e que o ajudará a reintegrar-se.

Suárez, que na sexta-feira foi anunciado como reforço dos catalães, proveniente do Liverpool, enfrenta uma suspensão de quatro meses imposta pela FIFA, além de nove jogos pelo Uruguai, por ter mordido ao italiano Giorgio Chiellini, no Mundial2014.

Bartomeu falou à imprensa antes de seguir viagem para o Brasil, onde assistirá no domingo à final do Mundial, entre a Alemanha e a Argentina, dos “catalães” Messi e Mascherano, e estará na cerimónia de entrega do troféu.

Para Bartomeu, Suárez trará uma “grande qualidade” ao FC Barcelona, não só pelos seus golos (em 2013/14 foi “Bota de Ouro” a par de Cristiano Ronaldo, com 31 golos), mas também “pela enorme vontade de competir e ganhar”.

“Todos o ajudaremos, a ele e à sua família, para que tenha uma rápida adaptação a Barcelona e à equipa”, referiu o dirigente, acrescentando que Luis Suárez reconheceu o erro e que o “Barça” o ajudará a integrar-se “novamente no mundo do futebol”.

As contratações de Suárez, do croata Ivan Rakitic e dos guarda-redes Ter Stegen e Claudio Bravo não serão as últimas, com o líder do FC Barcelona a dizer que os esforços serão agora para o setor defensivo.

“Cumpriremos o que nos pede a equipa técnica, que, como se sabe, passa por incorporar mais alguns jogadores”, justificou.

A imprensa diz que o central brasileiro Marquinhos, do PSG, o polivalente defesa Mathieu, do Valência, e o colombiano Quadrado são os principais candidatos a reforçar a equipa, que esta época será comandada pelo ex-futebolista Luis Enrique.