Os treinadores portugueses Carlos Queiroz, do Qatar, e Paulo Bento, dos Emirados Árabes Unidos, começaram da melhor forma a qualificação para o próximo Campeonato do Mundo de futebol, com goleadas na fase de apuramento da zona asiática.
Menos bem esteve a seleção orientada por Rui Bento, o Kuwait, surpreendida em casa pela Índia, por 1-0.
Aos comandos do Qatar há meio ano, o muito experiente Carlos Queiroz consegue o resultado mais 'robusto' do dia com o 8-1 imposto ao Afeganistão, em Al Rayyan, no estádio Khalifa.
O Afeganistão, equipa mais frágil do Grupo A, que vinha da eliminatória prévia, mostrou muitas fraquezas e confirmou ser a seleção mais fraca da 'poule', em que seguem para a ronda seguinte os dois mais bem classificados.
Hassan Al Haydos (11 minutos), Almoez Ali (15, 26, 33, 45+3, os dois últimos de grande penalidade) Mostafa Meshaal (18), Ahmed Alaa (53, de grande penalidade) e Tameem Mansour (90+4) marcaram para o Qatar.
Destaque para o lateral esquerdo Homan Hamed, que fez a assistência para quatro dos cinco golos que não foram de penálti do Qatar, só não fazendo o passe para o primeiro, e para o 'poker' de Almoez Ali, extremo direito da sua seleção.
O golo de honra afegão foi de Amiruddin Sharifi, aos 13 minutos.
Para Queiroz, de 70 anos de idade e 40 de carreira, esta é a sétima seleção que orienta, incluindo Portugal, sendo o resultado de hoje o mais 'volumoso' do seu historial. Com 247 jogos internacionais, é um dos técnicos com carreira mais extensa, a este nível.
O Qatar lidera o grupo com três pontos, em igualdade pontual com a Índia, que na cidade do Kuwait surpreendeu a seleção de Rui Bento, por 1-0.
No estádio Jaber Al-Ahmad, o único golo do dia foi apontado por Manvir Singh, aos 75 minutos.
A próxima jornada, na terça-feira, terá o 'choque' entre os dois primeiros, na Índia, que pode ser decisivo para as contas do apuramento.
Excelente arranque também teve os Emirados Árabes Unidos, de Paulo Bento, ganhadores ao Nepal por claros 4-0, em jogo disputado no Dubai.
O Grupo H parte com os Emirados e o Bahrain na frente, que foi vencer no terreno do Iémen por 1-0.
No estádio Al Maktoun, no Dubai, o resultado foi-se construindo na primeira parte com os golos de Khalifa Al Hammadi (11 minutos), Ali Mabkhout (36, de grande penalidade, e 44) e Fábio Lima (45+1).
Paulo Bento está aos comandos da seleção dos Emirados desde julho passado, sendo esta a sua terceira experiência a nível de seleções, depois de Portugal e Coreia do Sul.
Comentários