O Benfica selou este sábado a conquista de um campeonato no qual esteve no topo da tabela classificativa desde a 1.ª jornada. As águias partilharam a liderança com o FC Porto até à 3.ª jornada e isolaram-se no 1.º lugar na 4.ª jornada, para não mais o largarem.

As principais oscilações foram, portanto, mais abaixo, com FC Porto e Braga a irem alternando no 2.º lugar durante algum tempo e o Sporting, por exemplo, a chegar a estar abaixo do 10.º posto até ir recuperando, gradualmente, até ao 4.º posto que agora ocupa. O Casa Pia manteve-se nos cinco primeiros lugares durante bastante tempo, mas foi aos poucos perdendo posições, enquanto o Estoril até começou bem, mas caiu depois de forma abrupta para os lugares perigosos. Um percurso inverso ao do Famalicão, que começou mal e foi galgando posições.

Especial Benfica campeão 2023: reportagens, análises, opiniões, fotos e vídeos do título encarnado

Na luta pela fuga aos lugares de descida, o Paços de Ferreira e Marítimo estiveram quase sempre nos últimos lugares, até conseguirem ultrapassar o Santa Clara, com os madeirenses a acabarem por terminar no 'menos mau' 16.º lugar.

Confira as trocas e mexidas ao longa da época na infografia abaixo

Veja a infografia em fullscreen aqui