Um golo de Pablo Sarabia, validado pelo VAR depois de um disparo fortíssimo do espanhol ter levado a bola a embater na trave da baliza do Casa Pia e descer para o solo sem que a equipa de arbitragem liderada por Rui Costa reparasse que esta tinha entrado, selou o triunfo do Sporting frente a um adversário que começou por surpreender e até marcou primeiro. Minutos antes, também Pedro Gonçalves tinha acertado no poste.
Resumindo: a passagem do Sporting aos quartos de final da Taça de Portugal foi mesmo 'tirada a ferros'. Até porque, pouco depois desse tal golo de Sarabia que ditou a vitória por 2-1, Bruno Tabata foi expulso e os leões terminaram a partida reduzidos a dez jogadores...pelo terceiro jogo consecutivo. O mesmo Tabata tinha já sido expulso frente ao Penafiel (para a Taça da Liga) e no passado fim-de-semana ante o Gil Vicente (para a I Liga).
Debaixo de muita chuva no Estádio Pina Manique, num palco que lhe é tão querido e ante um adversário que tão bem conhece, Rúben Amorim apresentou algumas alterações naquele que é o seu 'onze' habitual e o Sporting teve, pois, de suar bastante para ultrapassar um Casa Pia que mostrou o porquê de ser a 'equipas-sensação' da II Liga esta temporada. Ainda assim, com maiores ou menores dificuldades, a verdade é que esta foi a 16.ª vitória da turma de Alvalade nos últimos 17 jogos no conjunto de todas as competições e a 15.ª vitória consecutiva a nível interno.
Veja as melhores imagens do encontro
O jogo: Reviravolta com sotaque castelhano
Virgínia na baliza, Esgaio e Nazinho nas alas, Bragança no meio-campo e Tabata na frente de ataque foram as principais novidades no onze inicial de um Sporting que entrou demasiado adormecido no encontro. O Casa Pia, motivado por receber tão ilustre visitante no seu estádio, entrou bem melhor, criou perigo pela esquerda e aos 8 minutos marcou mesmo: excelente cruzamento da esquerda por Poloni e Jota Silva a cabecear com classe para o fundo das redes, nas costas de Coates, que não ficou bem na 'fotografia'.
O Sporting tardou a reagir, mas aos poucos começou a criar algum perigo e chegou ao empate com Coates a redimir-se do erro do golo inaugural da partida. Como em tantas outras vezes esta época, na sequência de um pontapé de canto, o uruguaio voltou a mostrar faro para o golo, oportunismo e qualidade na finalização. Os leões criaram depois mais um ou outro lance de perigo no primeiro tempo (e reclamaram duas grandes penalidades), mas o resultado não sofreu mais alterações até ao intervalo.
Para a segunda parte, Amorim tirou Nazinho e lançou Paulinho e, coincidência ou não, com o habitual ponta de lança titular em campo o Sporting entrou com tudo no segundo tempo e criou vários lances de perigo (entre eles o remate de Pedro Gonçalves ao poste) até chegar ao tal golo de Sarabia.
Seguiram-se mais duas boas ocasiões para o Sporting voltar a marcar, mas pouco depois Tabata via o o cartão vermelho por uma pisadela a Jota Silva num lance dividido com o jogador do Casa Pia e, embora os anfitriões não tenham conseguido voltar a criar verdadeiro perigo, tiveram o mérito de, em superioridade numérica, conseguirem manter a incerteza no marcador até ao fim, caindo da Taça de cabeça bem erguida.
O momento: Sarabia atirou forte, o jogo até seguiu, mas foi mesmo golo
Minuto 57': Remate fortíssimo de Sarabia, a bola foi à trave e bateu no relvado. Inicialmente, Rui Costa deixou o jogo seguir sem assinalar golo, mas depois de análise VAR, o lance foi validado e o Sporting conseguiu mesmo a cambalhota no marcador, garantindo o triunfo.
O melhor: 'PSP' novamente a dar cartas no Sporting, Jota Silva com pinta de craque no Casa Pia
O Sporting sentiu dificuldades para levar de vencida o Casa Pia e foi quando Paulinho entrou, no arranque da segunda parte, e Amorim reconstituiu o seu já famoso tridente ofensivo apelidado de PSP - Pote, Sarabia, Paulinho - que os leões estiveram melhor no jogo. Paulinho trouxe dores de cabeça acrescidas aos defesas contrário e Sarabia fez o segundo golo a passe de Pedro Gonçalves, que também já tinha marcado o canto que originou o golo de Coates.
Do lado dos anfitriões, um nome brilhou mais do que os outros: Jota Silva marcou, com classe, num excelente golpe de cabeça, o golo do Casa Pia e foi sempre um dos mais irrequietos dos 'gansos'. Com um penteado a fazer lembrar Jack Grealish, tem 22 anos e já marcou 11 golos esta época. Tem, definitivamente, pinta de craque.
O pior: Tabata expulso pelo segundo jogo consecutivo
O lance em que pisa Jota Silva parece fortuito, mas a verdade é que a impetuosidade que Bruno Tabata coloca nos lances lhe valeu a segunda expulsão consecutiva. O brasileiro já tinha sido expulso (então por acumulação de amarelos) frente ao Penafiel, para a Taça da Liga, cumpriu castigo no fim de semana, frente ao Gil Vicente, e voltou à equipa para ser novamente expulso (agora com vermelho direto) frente ao Casa Pia.
As reações
- "Acho que vencemos bem", diz Amorim; Sarabia destaca carácter da equipa do Sporting
Comentários