O Sporting de Braga venceu no reduto do Académico de Viseu por 3-0, resolvendo bem cedo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, com dois golos nos primeiros quatro minutos.

Stojilkovic, logo no minuto inicial, e Filipe Augusto, aos quatro, de grande penalidade, escancararam o apuramento dos comandados de Paulo Fonseca, com Wilson Eduardo a selar o resultado final na segunda metade, aos 62.

Bem cedo, os bracarenses ficaram em vantagem na partida quando, praticamente no lance inicial, Stojilkovic antecipou-se a Janota e desviou para a baliza um cruzamento da direita.

Quase não respirou o Académico de Viseu, que viria a sofrer, aos quatro minutos, o segundo golo, depois do árbitro Bruno Paixão considerar corte com a mão de Tiago Gonçalves, um lance na área viseense.

Na conversão, Filipe Augusto fez o segundo para o Sporting de Braga e, praticamente, sentenciou a eliminatória, apesar de ainda faltarem 86 minutos para jogar.

Em desvantagem, o Académico de Viseu procurou o golo que lhe permitisse discutir ainda o resultado e a eliminatória, mas a defesa bracarense esteve sempre muito segura.

Por seu lado, o Sporting de Braga, em rápidos contra-ataques, foi levando perigo até à baliza de Janota, mas, apesar de oportunidades de golo, para ambas as equipas, o resultado não se alterou até ao intervalo.

Na segunda parte, com os bracarenses a baixarem o ritmo, aproveitou o Académico de Viseu para criar alguns lances perigosos junto da baliza de Matheus, mas houve sempre alguma falta de eficácia dos viseenses na hora de rematar à baliza.

Muito mais eficaz, o Sporting de Braga chegou ao terceiro golo depois de um bom lance de Aaron na direita, a cruzar para Wilson Eduardo, ao segundo poste, empurrar para a baliza de Janota, aos 62 minutos.

O jogo manteve-se até final sem preocupações defensivas de ambas as equipas e o marcador poderia ter registado mais golos, mas Janota, na baliza do Académico, fez algumas defesas importantes, a remates de Crislan e de Joan Roman, enquanto do lado viseense, Matheus também brilhou a remates de Fonseca e Tiago Borges.

Jogo no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu.

Académico de Viseu - Sporting de Braga, 0-3.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Stojilkovic, 01 minutos.

0-2, Filipe Augusto, 04 (grande penalidade).

0-3, Wilson Eduardo, 62.

Equipas:

- Académico de Viseu: Janota, Tiago Costa, Tiago Gonçalves, Bura, Kiko, Romeu Ribeiro (Diogo Fonseca, 63), Alex Porto, Gradíssimo, Bruno Carvalho (Clayton, 72), Carlos Eduardo (Forbes, 58) e Tiago Borges.

(Suplentes: Ruca, Clayton, Forbes, Mathaus, Tomé, João Ricardo e Fonseca).

Treinador: Ricardo Chéu.

- Sporting de Braga: Matheus, Goiano, Boly (Ricardo Ferreira, 46), Filipe Augusto, Djavan (Joan Roman, 66), Monteiro, Luiz Carlos, Aaron, Vítor Santos, Wilson Eduardo e Stojilkovic (Crislan, 76).

(Suplentes:Tiago Sá, Crislan, Joan Román, Rafa, Hassan, Ricardo Ferreira e Mauro).

Treinador: Paulo Fonseca.

Árbitro: Bruno Paixão (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tiago Costa (15), Tiago Gonçalves (18) e Boly (35).

Assistência: Cerca de 1.200 espetadores.