A Aston Martin está decidida a rivalizar com as outras marcas pelo título de campeã Mundial de Fórmula 1 e já definiu uma peça nuclear na estratégia para conseguir essa missão.

A marca britânica vai contratar  o engenheiro mecânico Adrian Newey, que é considerado o maior guru de design de monolugares e um dos rostos invisíveis do recente sucesso da Red Bull. O britânico abandonou a marca austríaca e estará a caminho da Aston Martin onde tem à sua espera um salário que o deixará acima de quase todos os pilotos da grelha.

Segundo a BBC, Newey vai assinar um contrato válido por cinco temporadas, com um salário anual de 35,5 milhões de euros, ficando apenas atrás de Lewis Hamilton e Max Verstappen na lista dos intervenientes da Fórmula 1 mais bem pagos para temporada 2025. Hamilton vai receber cerca de 51 milhões de euros por ano na sua nova vida na Ferrari, enquanto Verstappen encaixa cerca de 40,2ME por época.

Os outros 18 pilotos da grelha, incluindo Fernando Alonso e Lance Stroll (da Aston Martin), ganham bem menos do que Adrian Newey. Alonso aufere cerca de 21,3 milhões de euros por temporada e Stroll estará a receber por volta dos 2,75ME. Para perceber a dimensão da aposta da Aston Martin basta saber que Charles Leclerc faz 31,16ME ao ano e Lando Norris, que este ano luta pelo título, soma 18,4ME€.

Segundo os relatos, Adrian Newey será apresentado esta terça-feira como o novo cérebro por trás do monolugar da Aston Martin.