O piloto português João Ferreira (Can Am) foi o terceiro classificado da categoria SSV na 6.ª etapa da 46.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, que provocou uma mudança no topo da tabela nas motas e nos carros.

Na classificação geral, Seaidan assumiu a liderança enquanto a dupla portuguesa João Ferreira/Filipe Palmeiro ascendeu provisoriamente à quarta posição, a 22.39 minutos do comandante.

Nas motas, o francês Adrien van Beveren (Honda), da equipa comandada pelo português Ruben Faria, foi o mais rápido nos 626 quilómetros previstos para as duas rodas nesta sexta etapa realizada em dois dias, uma das novidades da prova disputada na Arábia Saudita.
Assim, Brabec é o novo líder da geral, com 51 segundos de vantagem sobre o piloto do Botswana Ross Branch (Hero) e 9.21 minutos sobre Van Beveren.

Nos automóveis, o francês Sébastien Loeb (BRX) conquistou o 25.º triunfo da sua carreira no Dakar, segundo na edição deste ano, ao bater o espanhol Carlos Sainz (Audi) por 2.01 minutos. O sueco Mathias Ekstrom (Audi) foi terceiro, a 10.55.

Na geral, Carlos Sainz assumiu o comando, com 20.21 minutos de vantagem sobre Ekstrom e 29.31 sobre Loeb.

No sábado, a caravana do mais emblemático rali todo-o-terreno do mundo goza um dia de descanso.

A corrida, que termina na próxima sexta-feira, é retomada domingo, com a sétima etapa, entre Riade e Al-Duwadimi.

Por agora, delicie-se com estas fotografias da etapa maratona.