Diogo Costa e Carolina João já tinham estado em Tóquio2020, de forma separada, mas desta vez vão competir juntos, na classe 470 misto, ao passo que Eduardo Marques se vai estrear no evento na classe ILCA 7.
A prestação em Tóquio superou no ‘medalheiro’ a de Los Angeles1984, onde Carlos Lopes conquistou o primeiro título olímpico para Portugal, que festejou ainda os bronzes de António Leitão (5.000 metros) e de Rosa Mota (maratona).
Aos 24 anos, João Fernando garantiu a qualificação via quota continental, confiando em chegar ao quadro de honra, ou seja, pelo menos um sétimo lugar, mas sabe qual seria a sua “estreia de sonho”.
O canoísta limiano conquistou a medalha de prata em Londres2012, na prova de K2 1.000 metros, e a de bronze em Tóquio2020, em K1 1.000, tendo pelo meio falhado o pódio no Rio2016, ao ser quinto em K1 1.000 e sexto em K4 1.000.
No total, a história olímpica nacional é feita por 801 atletas, alguns dos quais, por lesão ou doença, acabaram por não subir ao maior palco, apesar de terem tido o seu lugar confirmado em Jogos Olímpicos.
Na organização dos Jogos Olímpicos, as “perturbações” e “limitações” afetaram sobretudo a entrega de “uniformes e acreditações”, sendo que após algumas horas tudo regressou à “normalidade”.
As provas de surf vão disputar-se na Polinésia Francesa, a mais de 15 mil quilómetros da cidade-sede, Paris, o que vai afastar as surfistas da experiência olímpica.
Os problemas afetaram o sistema de levantamento de acreditações e estão a perturbar a chegada dos atletas, devido aos constrangimentos causados em muitos aeroportos.
Os Jogos Olímpicos arrancam dentro de uma semana. E vão muito para além do plano desportivo. Olhamos para 20 questões políticas que irão marcar Paris 2024.
96 atletas que vão estar nas competições de equipas de natação artística em Paris 2024 são todas mulheres, frustração que levou ao fim da carreira de Minisini, aos 28 anos.
Segundo a imprensa francesa, o detido, de 18 anos, planeava atacar os portadores da tocha olímpica, como a ‘drag queen’ Minima Gesté, que já foi vítima de comentários homofóbicos na sequência da sua nomeação para participar em Paris 2024.
Desde 2015, foram investidos 1,3 mil milhões de euros para preparar o Sena para os Jogos Olímpicos, que começam em 26 de julho, e garantir que os parisienses tenham um rio mais limpo depois do evento.
A AI analisou as regras de 38 nações europeias para concluir que a França “é o único país que consagrou a impedimento do uso de véu religioso, quer ao nível da legislação nacional, quer ao nível dos regulamentos desportivos individuais”.
A medalha de prata olímpica em Tóquio2020 Sina Frei ocupará o lugar de Neff ao lado de Alessandra Keller, na competição de ‘cross country’, a disputar em Elancourt Hill.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.