A surfista natural de Cascais superou o primeiro ‘heat’ dos quartos de final, eliminando a sua compatriota Francisca Veselko, numa fase em que Carolina Mendes também ‘caiu’, na terceira bateria.
Na final masculina, John John Florence bateu o brasileiro Ítalo Ferreira. Na competição feminina, Caitlin Simmers venceu na final a sua compatriota Caroline Marks.
Esta foi a primeira vitória da carreira de Afonso Antunes no circuito WQS da World Surf League (WSL), depois de ter ultrapassado na final o oponente Couzinet, que somou 13 pontos, contra os 13,17 do português.
O triunfo na etapa francesa deu-lhe a segunda vitória internacional, e a primeira fora de Portugal, depois do Caparica Surf Fest, que venceu em 2023, depois de ter perdido na final em 2021.
Na competição masculina, João Maria Mendonça e Guilherme Ribeiro foram ambos eliminados na quinta ronda deste campeonato que atribui 1.000 pontos para o ranking de qualificação.
O circuito mundial de surf vai manter a sua passagem por Portugal, segundo anunciou, em 26 de julho último, o presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino.
Yolanda Hopkins igualou o melhor resultado da carreira no CS, que tinha sido alcançado já este ano na etapa de Sydney, subindo do 13.º par o 12.º posto do ranking.
Em termos coletivos, a Espanha foi a campeã entre as 17 seleções em competição, acompanhada no pódio pela França, segunda, e Portugal, na terceira posição.
Frederico Morais e Guilherme Ribeiro terminaram a competição entre os 49.ºs classificados, depois de terem ficado nos quartos e últimos lugares das respetivas baterias na segunda ronda.
Menos sorte teve o campeão nacional, Joaquim Chaves, que foi eliminado, ao somar 5,86 pontos (3,33 e 2,53), terminando o campeonato entre os 73.ºs classificados.
Francisca Veselko já tinha sido afastada da competição, terminando-a na 25.ª posição, enquanto, na prova masculina, Frederico Morais não foi além dos 49.º posto e Guilherme Ribeiro do 73.º
A portuguesa Yolanda Hopkins garantiu hoje uma vaga nos quartos de final do Sydney Surf Pro, segunda etapa do circuito Challenger Series, na Austrália.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.